“Vamos txunar Maputo”

//“Vamos txunar Maputo”

Foi debaixo de sol intenso que Eneas Comiche, cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Maputo, começou a sua corrida para o regresso à presidência do principal município do país. Depois de participar nas celebrações do Dia das Forças Armadas, na Praça dos Heróis, Comiche dirigiu-se ao Bairro das Mahotas para lançar a sua campanha.

Coube a Margarida Talapa, chefe da brigada central da Frelimo na cidade de Maputo apresentar o cabeça-de-lista aos munícipes.

Perante centenas de populares, Comiche prometeu mudanças profundas, caso saia vencedor do escrutínio de 10 de Outubro. Com enfoque na juventude, o cabeça-de-lista usou linguagem simples e vulgar para transmitir o seu manifesto. “Bairro a bairro vamos txunar Maputo. O programa para o quinquénio 2018-2023 que eu encabeço tem como objectivo colocar Maputo como uma das melhores cidades africanas”, prometeu.

Ainda no seu manifesto, o cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Maputo propõe-se a criar grupos de bombeiros voluntários nos bairros e reduzir a burocracia, através de acções de combate à corrupção.

No final do showmício, Eneas Comiche exibiu perante os presentes alguns passos de dança. E destacou os pontos importantes do seu manifesto eleitoral.

Boa governação e combate à corrupção

Destacamos o projecto “Maputo transparente e livre de corrupção”, que vai melhorar a prestação de serviços públicos, reforçar a integridade da administração municipal, bem como simplificar e informatizar os processos e procedimentos administrativos, visando a redução do tempo de espera na resposta às petições dos munícipes, prevenir actos de corrupção e responsabilizar exemplarmente os infractores. O projecto visa, ainda, assegurar o aprofundamento da participação dos munícipes nos processos de tomada de decisões sobre o desenvolvimento local a nível dos distritos municipais e bairros.

Consolidação da unidade nacional

Vamos promover a inclusão económica e social dos munícipes na vida do bairro e do município; desenvolver o projecto “Maputo seguro”, com o objectivo de reforçar a ligação Polícia-comunidade, de modo a garantir segurança, tranquilidade e bem-estar dos munícipes, assim como promover a formação de grupos de bombeiros voluntários nos bairros, como força de intervenção de primeira linha.

Desenvolvimento social e humano

O nosso enfoque é no desenvolvimento do capital humano, um activo central e incontornável para o desenvolvimento do município. Por isso, vamos promover a melhoria da qualidade de ensino, reabilitar e ampliar os centros e serviços das unidades sanitárias, melhorar o atendimento nos serviços de saúde pública. Desenvolver um quadro institucional para facilitar o envolvimento do sector privado em acções de emergência nos bairros. Vamos criar o projecto “Vida Jovem”, que visa melhorar e alargar as oportunidades para os jovens e promover a melhoria da qualidade de vida da juventude. Vamos promover oportunidades de acesso à educação, emprego, auto-emprego e serviços jurídico-legais.

Desenvolvimento de infra-estruturas

Vamos construir e reabilitar a rede de estradas de terra e pavimentadas, incluindo os respectivos sistemas de drenagem e saneamento; vamos construir passeios e ciclovias nos distritos municipais KaMpfumu, KaNhlamankulu, KaMaxaqueni, KaMavota, KaMubukwana, KaTembe e KaNyaka. Os distritos municipais KaTembe e KaNyaka merecerão uma atenção especial, como parte da implementação dos novos planos de urbanização.(O Pais)

By | 2018-09-26T15:26:28+02:00 Setembro 26th, 2018|Notícias|0 comentários

Deixe o seu comentário